Trabalhos remotos: uma tendência que ganha força no Brasil

Acordar, realizar grandes deslocamentos, trabalhar das 9 às 17. A maioria das pessoas no mundo passa por essa rotina. A maioria se cansa, e o tempo em que as pessoas passam na estrada ou em transporte público tem grande contribuição nesse cansaço. Nesses casos, seria tão bom poder trabalhar em casa. Felizmente essa é uma das tendências do mercado de trabalho brasileiro e mundial. Neste artigo, você conhecerá as vantagens e como fazer trabalho remoto.

Vantagens e Desvantagens

O trabalho remoto não é fácil. Você tem que ser responsável e saber balancear sua vida social e profissional, pois, efetivamente, você estará sozinho em casa e não pode ficar distraído jogando videogame ou brincando com seus animais, por exemplo. Apesar de estar trabalhando remotamente, você continua a ter que trabalhar e, portanto, tem que ser profissional. Além disso, trabalhar remotamente implica que você não tem ninguém para lhe ajudar. No trabalho remoto, não existe colega do lado. Então, tem de ter confiança e saber o que está fazendo. Claro que sempre tem quem ajude você e, na maioria das vezes, existe um canal de comunicação (skype, discord, etc). Porém, nunca é fácil se você não tiver confiança no seu trabalho.

Dito isso, o trabalho remoto oferece a você a possibilidade de trabalhar a partir de onde quiser: casa, praia, campo, etc. Claro, muitas vezes você pode escolher também o horário que trabalha e, inclusive, pode trabalhar de pijama. Esse é o sonho, não é? Brincadeiras à parte, você não irá perder mais tempo se deslocando para o local de trabalho nem gastando dinheiro comendo fora todos os dias. Isso no fim do mês ajuda bastante nas economias. E claro, estando em casa também poderá ajudar na hora de tomar conta de crianças, familiares ou animais de estimação que possam precisar da sua atenção.

Como?

Como falamos anteriormente, trabalhar remotamente não é fácil. Para diminuir a distância e melhorar a comunicação, existem ferramentas que vão ajudar você a relatar e documentar todo o trabalho feito para a sua equipe e, também, ferramentas para que ajudem a sua comunicação. Skype e slack são, por exemplo, duas ferramentas de chat que podem ajudar você a fazer reuniões diárias com seus superiores e equipe, de forma a manter o contato e organizar o seu trabalho. Se você tiver problemas com o seu computador ou precisar acessar o de um colega para fazer troubleshooting de algum problema, existem ferramentas fantásticas como o team viewer para lhe ajudar. Se você quiser ver exatamente o que acontece no computador do seu colega ou quiser ajudá-lo, ele precisará apenas ligar o teamviewer para você ter acesso. O teamviewer também ajuda caso você esteja em casa, mas precise acessar a máquina que ficou no escritório. Vamos imaginar que por razões de segurança, seu laptop não pode sair do escritório. Então, você pode usar o teamviewer de forma segura para acessar à sua máquina remotamente.

Conclusão

Hoje, muitas empresas como a Apple, Amazon, Dell e Github, entre outras, promovem “home office days” , ou seja, dias em que você trabalha remotamente a partir de casa, ou até mesmo trabalhar totalmente fora de casa. Isso tem mostrado grandes vantagens ao nível de produtividade dos funcionários devido ao seu conforto e flexibilidade. Claro que tudo isso só é possível graças a toda a tecnologia que temos, como o skype e o teamviewer. Você já pensou em trabalhar remotamente? O que está esperando?

Deixe uma resposta