Veja como economizar com os gastos mensais dentro de casa

economia em casa

Comprar alimentos, pagar conta de água, luz e telefone, comprar gás, remédios, separar dinheiro para o transporte ou para a gasolina, e ainda reservar uma quantia para possíveis imprevistos é algo que toda dona de casa lida mensalmente.

Economizar pode fica ainda mais difícil para quem recebe um salário. Porém, alguns hábitos podem ser adotados para economizar com os gastos mensais dentro de casa.

Gastando menos energia

A conta de luz é um dos fatores que mais contribuem para o gasto mensal, dessa forma, é preciso adotar alguns hábitos para economizar energia. Por exemplo, você pode desativar a função turbo do seu chuveiro elétrico, assim haverá menos gasto de energia.

É verdade que no calor em que estamos enfrentados nesses últimos anos, ter em casa um ambiente climatizado é essencial, mas você pode fazer isso por instalar um aparelho de ar condicionado inverter 9000, que é mais econômico.

Além de desligar da tomada alguns eletrodomésticos, deixar o máximo de luzes apagadas, evitar usar energia nas horas de pico, não guardar alimentos quentes na geladeira, evitar extensões e outras medidas que contribuem para um gasto menos de energia.  

Economizando na cozinha

Na cozinha você pode economizar dinheiro por adotar algumas medidas. Por exemplo, se você vai utilizar o forno, seja elétrico ou a gás, você pode aproveitar para assar ou cozinhar mais que um alimento ao mesmo tempo.

No que diz respeito aos alimentos, você pode montar a sua própria horta ao invés de comprar no mercado. Você também pode aproveitar para comprar frutas e legumes que seja da estação, assim vai economizar algum dinheiro.

Outra questão que ajuda na economia dos gastos mensais da casa é o desperdício de alimentos. Tem pessoas que possui esse hábito, mas isso significa um gasto extra no fim do mês. Assim, reaproveite os alimentos que sobraram fazendo novas receitas. Essa dica também vale para aqueles que deixam sobrar alimento em suas refeições.

Desperdiçando menos água

Outro fator que ajuda a aumentar os gastos mensais dentro de uma casa é o desperdício de água. Algumas ações podem ser feitas para economizar água e consequentemente, dinheiro.

Começando por reutilizar a água que foi usada para lavar roupa, para depois lavar o quintal da casa. Também é importante verificar se não existem vazamentos na encanação da casa e nas torneiras.

Evitar deixar a água escorrendo enquanto escova os dentes e toma banho, também são medidas eficazes contra o desperdício. Além disso, é essencial fazer a troca da mangueira pelo balde, assim haverá um gasto menor de água.

Comprando o necessário

Tem pessoas que sabe que precisa economizar ou que estar com o orçamento apertado, mesmo assim, vai comprando o que vê pela frente e só depois se dá conta de que comprou coisas desnecessárias.

Para evitar que isso aconteça com você, a recomendação de especialistas no assunto é sempre que sair levar consigo uma lista de compra, onde haverá apenas o necessário. Outra coisa que ajuda muito é sair com uma certa quantia de dinheiro, específico para comprar determinado produto.

Pesquisar antes de comprar

Especialistas revelam que pesquisar antes de comprar pode resultar numa grande economia nos custos mensais de uma residência. O hábito de comprar tudo em um único lugar e no primeiro estabelecimento que encontra, pode comprometer muito a renda mensal de uma casa.

Deixe uma resposta